10 de setembro de 2007

O porque do nome das bandas ???????????

Quem nunca se questionou sobre a origem do nome de alguma banda, ouvindo seu Mp3 no busão, que atire a primeira pedra.

Um nome sem noção como "as portas", ou então, "dia verde", deixa dúvida no ar quase sempre. A gente para e pensa onde é que a banda tava com a cabeça pra escolher esse nome? Qual o motivo? Quando não tinha internet então, devia ser um sufoco saber um por um. Aí acabava girando lendas. O Kiss mesmo, e seus fãs devem ter sofrido muito na mão de evangélicos fervorosos que inventaram a sigla, até que criativa, para KISS , "Knights In Satan's Service" ("Cavaleiros a Serviço de Satã"), eu mesmo cheguei ouvir isso de muitas pessoas.


Fora as milhares de vezes que as bandas tem de responder isso em quinhentos programas diferentes. Já tive banda (aliás, não precisa nem ter banda, acho que já expliquei dookie e pudim de beterraba milhares de vezes) e sei como é.

Para os mais famosos a paciência deve esgotar cada vez mais rápido. Semana passada o vocalista Beto Bruno, do Cachorro Grande foi criativo, curto e grosso ao responder tal pergunta no programa Altas horas. Sua resposta foi simples e objetiva.

" Por que o nome Cachorro grande? "

- Porque tava chovendo muito no dia...


AHAHHAHAH, nonsense, peão, irônico, foda, tudo ao mesmo tempo.

Sem mais delongas, lá vai!

***

ABBA - Formado pelas letras iniciais dos nomes dos quatro integrantes do grupo. Agneta Faltskog, Bjorn Ulvaeus, Benny Anderson e Anni-Frid Lyngstad. A palavra em si quer dizer Papai (ou paizinho) em hebraico.


AC/DC - A irmã de Angus e Malcolm Young, Margaret, criou o nome. Aparentemente ela achou a sigla em um eletrodoméstico, e achou que casava bem com a banda, visto que tinha a ver com eletricidade (AC/DC é um indicativo de corrente contínua e alternada). Depois descobriram que era também uma gíria que designava bissexuais, mas já era tarde. São infundadas as versões de que o nome seria uma sigla para Anti-Christ/Dead-Christ (anticristo, cristo morto).


AEROSMITH - O nome Aerosmith não significa absolutamente nada. Foi proposto por Joey Kramer e segundo Steven Tyler foi o único nome entre vários propostos que ninguém odiou.




ALICE COOPER - Foi o nome da banda montada pelo vocalista Vincent Damon Furnier, que tomou o nome para si após a dissolução desta. O nome, segundo Vincent, foi inspirado por um espírito através de uma tábua de ouija (uma ferramenta para comunicação com os mortos semelhante ao "jogo-do-copo" difundido no Brasil). Alice Cooper teria sido uma feiticeira e uma das vidas passadas do vocalista.


ALICE IN CHAINS - Paródia masoquista de Alice no País das Maravilhas. A idéia inicial (que nunca chegou a acontecer) era de tocarem covers de Slayer usando vestidos.


ANGRA - O nome foi escolhido por duas razões: por ser um nome tipicamente brasileiro (dado à "Deusa do Fogo") e por parecer o adjetivo "Angry" (em inglês, raivoso).


AUDIOSLAVE - Primeiro, a banda foi batizada Civilian. Mas acontece que já existia uma banda de nome Civilian, e foi preciso procurar outro nome. Chris Cornell (vocalista) sugeriu Audioslave e ninguém na banda ousou discordar. Só que também já existia um Audioslave. Desta vez, a banda resolveu entrar em acordo com a banda homônima para continuar sendo Audioslave.


B'52, THE - Nome de um penteado em formato de torre que por sua vez recebia o mesmo nome de um avião de bombardeio


BEASTIE BOYS, THE - Beastie quer dizer animalesco. Porém o nome dessa banda é na verdade um acrônimo para "Boys Entering Anarchistic States Toward Internal Excellence" (Rapazes Entrando em um Estado Anárquico Visando a Excelência Interna).



BEATLES - Inicialmente em 1956, eles se chamavam the Quarrymen, tirado do nome da escola em que estudavam, the Quarrybank High School. Com esse nome, a banda formou seu núcleo com John, Paul e George. Até 1959, os três já haviam saído desta escola, portanto era uma questão de tempo até mudarem o nome da banda. Experimentaram vários nomes sem muita convicção como Johnny & the Moondogs mas só no final do ano resolvem pensar seriamente no assunto. O quarteto de Liverpool adorava Buddy Holly & the Crickets. O nome Cricket tem duplo sentido na Inglaterra. Lennon começou então a buscar outros insetos que pudessem ter um duplo sentido. Ele acabou chegando em beetles (besouros) escrito Beatles para fazer um trocadilho com beat music. Assim nasce the Beatles em final de 1959. Muito pouco tempo depois, o amigo Cas Jones do grupo Cas & the Casanovas achou o nome ruim pois a mentalidade da época era de que bandas precisam ter um nome grande e sugeriu, "Porque vocês não se chamam Long John Silver & the Beatles?", uma alusão ao Long John Silver, o astuto pirata, personagem do livro A Ilha Do Tesouro. Inseguros, no dia de uma importante audição para uma futura excursão a Escócia, eles se apresentaram como the Silver Beatles e seus nomes artísticos se tonaram John Silver, Paul Ramon (donde os Ramones tiraram o seu nome), Carl Harrison (homenagem a Carl Perkins) e Stu de Stijl (homenagem a Nicolas de Stijl, pintor expressionista). Na bateria, no dia da audição, John Hutch e para a excursão Thomas Moore. Depois dessa excursão voltam a ser simplesmente the Beatles e nunca mais mudam.

BEE GEES - Como em BG's, ou seja, Brother's Gibb. Curiosamente duas pessoas que ajudaram o então quinteto australiano se chamam Bill Goode e Bill Gates (um DJ local).




BILLY IDOL - Membro fundador da banda punk, Generation X de 1977. O nome artístico é um trocadilho com o adjetivo "idle" (vagabundo, indisciplinado) que caracterizavam o vocalista durante os anos de escola.


BLACK SABBATH - Um Sabbath Negro é uma reunião de bruxas e feiticeiras. A banda se chamava Earth e resolveu assumir o nome de uma música composta por Geezer Butler, inspirada em um suspense do novelista Denis Wheatley.



BLINK-182 - Eles queriam se chamar Blink mas já havia uma banda Irlandesa com esse nome. 182 é a quantidade de vezes que Al Pacino diz a palavra "fuck" no filme "Scarface".


BLUR - A banda na verdade se chamava SEYMOUR porem uma das condições em seu primeiro contrato era de se mudar o nome para um contido em uma lista oferecida pela gravadora. Blur foi escolhido como a melhor opção.




BOB DYLAN - Seu nome verdadeiro é Robert Zimmerman. Achando o nome excessivamente étnico e sendo grande admirador do poeta Dylan Thomas, ele mudou para Bob Dylan.



BON JOVI - Mutação do verdadeiro nome do vocalista, John Bongiovi, Jr.



CLASH, THE - Joe Strummer não sabia que nome dar à banda. Lendo o jornal Evening Standard, notou que a palavra "clash" (confronto, divergência) aparecia muitas vezes. E assim escolheu o nome.



CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL - Segundo o baterista Doug Clifford: "Nós tínhamos o nome de Golliwogs, um nome que havia sido imposto por nosso empresário. Nós conhecíamos um cara chamado Credence Newball e nós gostamos do nome, mas chegamos a conclusão de que se nós usássemos o nome dele, ele iria nos processar. Então, não funcionou. Mas nós gostamos da idéia de "credence" (crença), por significar verdade e justiça, algo que nós como idealistas na época, nos identificávamos muito. A gente acrescentou a letra E no Credence para ficar totalmente diferente. "Clearwater" veio de um comercial da cerveja Olympia, que mostrava uma imagem de ventos indo e vindo, algo que possuía uma certa compatibilidade com o nosso ideal de "rumos abertos". "Revival" era o renascimento de nós mesmos, nós não faríamos mais o que nosso empresário mandasse, ou coisas que não gostaríamos de fazer".



CULT - O nome veio de uma manchete que Ian Astbury leu num jornal. Inicialmente se chamavam Southern Death Cult, depois Death Cult e finalmente apenas The Cult.


CURE, THE - Originalmente, The Easy Cure (A Cura Fácil).



DEEP PURPLE - A avó do Ritchie Blackmore gostava da música "Deep Purple" de Bing Crosby.



DIRE STRAITS - O termo "Dire Strait" é uma gíria chula, parte do vocabulário dos ingleses humildes, pobres e sempre desempregados. "I'm dire strait!" quer dizer "estou completamente duro, sem dinheiro e sem possibilidades".


DOORS, THE - Jim Morrison quando cursava a faculdade de cinema da UCLA resolveu fazer um duo musical com Dennis Jakob, que mais tarde trabalharia com Francis Ford Coppola (que por sua vez era colega de turma de Morrison), chamado "The Doors: Open and Closed (As Portas: Abertas e Fechadas)", inspirado em versos de William Blake. A citação em questão segue assim: "If the doors of perception were cleansed, everything would appear to man as it truly is, infinite.", "There are things that are know and things that are unknow; in between are doors." ("Se as portas da percepção forem limpas, as coisas irão surgir como realmente são, infinitas", "Entre as coisas conhecidas e as coisas desconhecidas existem as portas"). Uma possível fonte pode ser também o livro "As Portas da Percepção ou O Céu e o Inferno", de autoria de Adoulx Huxley (autor do famoso "Admirável Mundo Novo"), onde ele relata suas experiências com a mescalina (tal substância, semelhante ao peiote e ao LSD, produz um efeito alucinógeno tão forte que as reações da pessoa oscilam rapidamente entre paz ou terror espiritual, daí o sub-título "Céu e Inferno). Este livro era muito lido e comentado nos anos 60 e certamente influenciou Morrisson na escolha do nome: The Doors. Mais tarde quando Jim conheceu Ray Manzarek sugeriu o nome The Doors (As Portas).

Eagles - Influenciado pelos Byrds e querendo um nome bem americano, Bernie Leadon conta: "Bem, nós todos queríamos um nome que fosse curto e conciso, que invocasse uma imagem. Nós achávamos que o nome seria muito importante. Todos estavam lendo Castaneda naquela época e queríamos um nome que tivesse alguma conotação mitológica. Frey queria um nome que pudesse servir para uma gangue de rua de Detroit e Henley estava envolvido com coisas indígenas. Todo mundo queria um nome simples e forte."



FALL OUT BOY - Homenagem ao "Caidasso Boy (pt)", personagem do desenho animado Os Simpsons, ajudante do Homem Radioativo.


FAITH NO MORE - Fé Nunca Mais. O nome anterior era Sharp Young Men, que depois mudou para Faith No Man quando seu crooner era Mike "The Man" Morris. Quando Morris saiu em 1982, evoluíram para Faith No More.



FOO FIGHTERS - Gíria originada durante a Segunda Guerra Mundial significando UFO's (OVNI's). A palavra Foo é uma corruptela do francês "feu" significando "fogo" ou "fou", significando "insano". Dizem que tudo começou quando um grupo de pilotos da aeronáutica tentaram atirar em possíveis UFO's.


GOLDFINGER - Homenagem ao filme de James Bond 007





GODSMACK - Certa vez, o vocalista Sully Erna estava tirando sarro de uma afecção na boca de um amigo. No outro dia, ele apareceu cm ela também. E disse se tratar de um "beijo de deus"






GREEN DAY - Trata-se de uma referência a maconha. Um dia verde é um dia em que você deixa de fazer suas obrigações para ficar fumando. Também cotado como inspiração, uma placa no filme "Soilent Verde" escrito "Green Day". A banda se chamava Sweet Children.



GUNS N’ ROSES - Tirado dos nomes de Tracii Guns e Axl Rose ou de suas respectivas bandas, LA Guns e Hollywood Roses.



HELLOWEEN - Trocadilho com hell (inferno) e halloween (festa americana do dia das bruxas).



HOLE - Frase da mãe de Courtney, "Você não pode seguir com um buraco (hole) na cabeça só porque teve uma infância ruim".


IGGY POP - James Newell Osterberg, Jr. adotou mesmo esse nome da seguinte forma: Iggy já era seu apelido, vindo de The Iguanas, antiga banda dele. Pop, de certa vez que raspou as sobrancelhas e ficou igual ao amigo "Popp" que estava fazendo quimioterapia. Assim ficou Iggy Pop.


INXS - O nome é uma brincadeira fonética para dizer "In Excess" (Em Excesso).



IRON MAIDEN - O nome "Iron Maiden" foi tomado do filme "The Man in The Iron Mask". A Donzela de Ferro é um instrumento de tortura composto de uma caixa repleta de lanças pontiagudas em seu revestimento interior onde o condenado era trancafiado. "Donzela de Ferro" é também um dos apelidos da ex-primeira ministra inglesa Margareth Tatcher.


KISS - Significa Beijo. O nome foi escolhido por soar perigoso e sexy. O acrônimo Knights In Satan's Service (Cavaleiros a Serviço de Satã) foi uma inteligente e lucrativa maneira para ajudar evangelistas a colocarem o medo de Deus no homem comum.


KORN - Varias versões propagada pela própria banda. 1- Referente a folclore urbana sobre um homem que comeu milho estragado e teve diarréia. 2- Corruptela para Kiddy Porn (Pornografia Infantil). 3- Não quer dizer nada mais a banda gostou do nome assim mesmo.


L7 - Forma um quadrado. Representa a forma de ver as coisas, mesma gíria usada aqui, chando chamamos alguém de "quadrado"


LED ZEPPELIN - O baterista do the Who, Keith Moon, achou que a banda de Jimmy Page, que ainda se chamava The New Yardbirds, era pesado como chumbo e flutuava como um Zepelim. Daí Lead Zeppelin (Zepelim de Chumbo). Um Zepelin trata-se de um balão dirigível em forma de charuto. Mais tarde o nome foi mudado para Led Zeppelin para não ter duvidas quanto a pronúncia.


LIMP BIZKIT - Corruptela para Biscoito Manco. Perguntaram a um amigo o que acharia ser um bom nome para uma banda. Porem o cara estava viajando em anfetamina e retrucou "Meu cérebro esta que nem um Biscoito Manco".




MARILYN MANSON - A junção dos nomes Marilyn Monroe and Charles Manson. Duas celebridades de fama extremamente opostas com o intuito de chocar.




McFLY - O fundador da banda, Tom Fletcher, deu o nome da banda em homenagem De Volta Para o Futuro. O personagem interpretado por Michael J. Fox era chamado Marty McFly.


MEGADETH - Depois de sair do METALLICA, Dave Mustane formou sua banda e a batizou com um nome inspirado no termo militar Megadeath. Uma Megadeath é a morte de um milhão de pessoas, portanto, exemplificando, a Segunda Guerra Mundial obteve 80 Megadeaths.


METALLICA - Lars Ulrich ajudava um amigo bolar o nome de uma metal fanzine. Uma das sugestões foi Metallica que não foi aproveitado para revista. Lars então pegou para ele.



MILLENCOLIN - Melancolia, na gíria skatista.



MISFITS, THE - Tributo ao filme de Marlyn Monroe


MOTORHEAD - Cabeçote de motor. Gíria para quem está sempre tomando anfetamina e nome de uma poderosa anfetamina que o vocalista Lemmy usava quando fazia parte da banda Hawkwind. Era também o nome de uma das músicas deste seu primeiro grupo.


NEW ORDER - "A Nova Ordem" como também "A Nova Ordem Mundial" são expressões muito usadas por Hitler antes e depois da Segunda Guerra Mundial e por George Bush durante a Guerra do Golfo.

NIRVANA - Estado avançado de espírito na cultura hindú.




NOFX - Forma simplória para "No Effects" (Sem Efeitos). Uma banda punk honesta não quer mesmo muita parafernália tecnológica no som.



OASIS - É o nome de um centro esportivo em Swindon, Inglaterra.



OFFSPRING, THE - Duas hipóteses; Eles se consideram os filhos dos DESCENDENTS ou tiraram o nome do filme B "The Offspring - They Were Born To Kill" (Os Decendentes - Eles Nasceram Para Matar).

PEARL JAM - Uma das prováveis origens do nome Pearl Jam tem a ver com uma geléia (jam em inglês) feita pela avó de Eddie Veder (chamada Pearl) cuja composição incluía peyote. Outras versões informam que Pearl Jam seria gíria, significando esporra. Eles quase se chamaram de "Mookie Blaylock" em homenagem a um jogador de basquete.


PENNYWISE - Homenagem ao personagem Pennywise, do livro "A Coisa", de Stephen King, de 1986, Considerada a obra-prima do escritor.




PINK FLOYD - O nome Pink Floyd é a junção dos nomes de dois antigos músicos de Blues, Pink Anderson e Floyd Council (Dipper Boy), que influenciaram Syd Barret. Syd nomeou a banda com o nome de um dos discos da dupla, The Pink Floyd Sound, mais tarde abreviado para Pink Floyd. Por pouco eles não se chamaram de "Anderson Council" ou "Megadeath".




PIXIES - O guitarrista que estava aprendendo inglês achou a palavra no dicionário, que quer dizer fada. Acharam engraçado um sujeito imenso como Black Francis sendo membro de uma banda chamado Fadas.


POLICE, THE - Stuart Copland teve a brilhante ideia de usar um nome que estaria TODOS os dias em TODOS os jornais de TODO o mundo. Que tal essa, como jogada publicitaria?



PRETENDERS - Homenagem à canção dos Platters "The Great Pretender".




QUEEN - Freddie Mercury gostou do nome, pois ele tem cunho homossexual (Drag Queen é travesti) alem de refletir a imagem pomposa da realeza tradicional.


R.E.M. - Trata-se da sigla para "Rapid Eyes Movements", movimentos rápidos e espasmódicos dos olhos durante o sono que marcam o início dos sonhos.


RADIOHEAD - Tirado da música Radio Head dos Talking Heads.


RAGE AGAINST THE MACHINE - Nome que representa o sentimento e a política da banda.




RAMONES, THE - O Beatle Paul McCartney usou o pseudônimo Paul Ramon durante a primeira excursão dos Beatles a Escócia. A banda Ramones tomou emprestado dele o sobrenome.



ROLLING STONES, THE - Pedras Rolantes. Brian Jones escolheu o nome por causa da frase "A rolling stone gathers no moss" (Pedras rolantes não criam limo) e da música Rollin' Stone, ambas frase e canção de Muddy Waters.



SEX PISTOLS - O nome da banda foi baseado no nome da loja de Malcolm McLaren (Sex). É também uma conotação para o pênis.



RUSH - Estavam todos preocupados pois já tinham uma apresentação marcada porem ainda não tinham nome. O irmão mais velho de John Rustley deu como suggestão Rush.



SEPULTURA - Inspirado na canção do Motorhead, "Dancing On Your Grave" ("Dancando Na Sepultura").



SILVERCHAIR - Homenagem hibrida juntando "Sliver" do Nirvana com "Berlin Chair" do You Am I.



SIMPLE MINDS - Tirado de uma frase da canção "Jean Genie" de David Bowie.



SMASHING PUMPKINS - Billy Corgan, vocalista, guitarrista e líder já deu várias explicações. O nome poderia ter vindo de uma piada sobre Halloween, que usa a abóbora (pumpkin) como símbolo. Em outra explicação, ele diz que Gene Simmons do KISS apareceu em um sonho seu e disse "Joe Strummer is a pumpkin, drunken and smashed"(Joe Stummer é uma abóbora bêbado e chapado). Mas o que ele mais afirma é que o termo smashing é usado no sentido de "arrasador", não como um verbo conjugado. O certo é que sua cidade natal é produtora de abóboras e há quem diga que o nome (Esmagando Abóboras) é uma vingança a um comentário de uma ex-namorada que teria lhe dito que ele não realizaria nada na vida e jamais conseguiria sair da cidade.


SMITHS - Eles queriam um nome genérico que não denunciava nenhum estilo especifico de música.



U2 - Modelo de avião usado para espionagem desenvolvidos pelo governo americano. Bono declarou certa vez que o nome vem da idéia de interatividade com o publico, "You Too", Você Também.




VAN HALEN - Trata-se realmente do sobrenome dos irmãos fundadores da banda, descendentes de Holandeses.



WEEZER - Apelido dos tempos de escola do vocalista/guitarrista Rivers Cuomo que fazia barulhos quando respirava por conta de sua asma.


WHITESNAKE - Cobra Branca.


WHO, THE - Eles se chamavam The High Numbers e chegaram a lançar um compacto, assim embora insatisfeitos com o nome. A lenda conta que o pessoal estava bombardeando nomes possíveis até que os membros já estavam ficando surdos para as idéias, retrucando Os Quem?

Nenhum comentário: